quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bloqueio de escrita


Acho que todo mundo que escreve já deve ter tido um bloqueio. Não há muito que se possa fazer quando ele vem. Mas que é um saco é. Aí para enganar ele o que você faz? Escreve um post no seu blog, sobre não conseguir escrever!


Eu já devo ter falado aqui uma, duas ou noventa vezes sobre Jornada ao Destino, o livro que estou escrevendo há meses.

E eu já escrevi muita coisa, inclusive um outro livro, chamado O Ciclo, que apesar de ser bem pequeno com suas 116 páginas, eu guardo no meu coração. E desde ele eu não consegui me mantar em uma história só. E então comecei a me dedicar mais e mais a Igne (post sobre ele vindo aí), o mundo que criei há muito tempo atrás - antes mesmo de eu pensar no O Ciclo . Escrevendo contos, anotando (e até começando, porém parando) ideias, criando um mundo mesmo.

Aí ano passado eu decidi tentar escrever um livro que se ambientasse em Igne, e decidi que seria Jornada ao Destino, uma história que inicialmente escrevi como roteiro para um jogo de RPG Maker, e que foi adaptada e bastante alterada (acredito que para melhor) ao se tornar um livro.

E estou indo bem. Alguns bloqueios de escrita, algumas semanas que nem aguento encarar Vinicius (um dos principais. Como que no futuro ele irá virar um dos meus personagens favoritos eu não sei - eu tenho contos com ele que se passam 15 anos depois... ahn... Spoiler alert, ele não morre (infelizmente. Mas esse não é o ponto). Mas meus bloqueios sempre caíram de três formas e que o tempo me ensinou a resolver, digo, a ajudar a resolver. Não há uma forma exata para isso, enfim...

1º tipo de bloqueio: Sei o destino e não o caminho

O mais comum comigo: Eu ter alguma ideia para história que acho ótima e não conseguir parar de pensar nela, e querer colocá-la, mas não conseguia criar um meio para ela.

Solução: Geralmente só escrevo a história em um documento solto e depois a ambiento (se você abrir a pasta da maioria das história que tentei por um bom tempo vai achar lá coisas como "Quando X encontrar com XX" "Quando XX descobrir sobre XXX" e coisas do tipo.) Depois que eu tiro a ideia da minha cabeça, muitas vezes facilita criar o caminho.

2º tipo de bloqueio: Sei o caminho e/ou o destino mas não as palavras

Esse acontece menos, mas ainda acontece muito. Eu tenho quase certeza que já comentei em algum post (ou ainda está em algum rascunho, não sei ao certo), mas esse eu tive num momento chave de Jornada ao Destino. Um momento que eu sabia que aconteceria antes mesmo de começar a escrever. Mas não foi como o primeiro caso que a ideia me perseguiu. Eu não sabia como aconteceria, onde e com quem sim, mas não como e achei que estava tudo bem, afinal eu ainda não tinha chego lá, contudo isso me atrasou por semanas na história quando enfim cheguei.

Ter a ideia, querer escrever, só que não saber as palavras certas para usar. Para captar o sentimento correto. Passar a emoção do que eu vejo através dos meus olhos, para as palavras na minha mão (nossa, gostei da frase, porque não me inspirei assim uns dez minutos atrás quando abri o Word?).

Solução: Esse é mais difícil que o primeiro e não tem uma saída tão fácil. Quando isso acontece eu me entupo mais do que o normal de séries e filmes. Qualquer coisa que me dê um toque de inspiração e eu nunca sei o que é (a poesia Em Nessas Letras, me bateu enquanto eu via Dragon Ball no meio do torneio de artes marciais, vai entender como meu cérebro funciona).

3º tipo de bloqueio: Sei o caminho/destino/palavras mas não consigo escrever.

Esse daqui cai em duas categorias na verdade. Há as vezes que eu não consigo escrever por falta de vontade. Por algum motivo eu não estou sentindo a vontade de escrever. Esse geralmente eu não faço nada porque não me incomoda diretamente, eu tento escrever o máximo que puder sempre, porém se estou sem vontade, eu geralmente não percebo. Parece que quando estou sem vontade, todas as ideias não brigam comigo como fazem nos casos anteriores. E quando enfim me dá vontade, eu já sei o que escrever e escrevo muito. Então talvez esse nem seja o caso de um bloqueio, mas mais umas férias de escrita.

Não posso dizer o mesmo da segunda categoria...

Essa é a que estou passando agora: Eu sei o caminho, o destino, as palavras e estou com muita vontade de escrevê-las, entretanto, quando eu vou fazê-las, sai uma ou duas palavras e eu paro. Fico encarando a tela branca e eu simplesmente não consigo escrever. As palavras vindo à cabeça num ritmo confortável para que eu possa escrevê-las e eu apenas fico parada. Não sei o motivo, a razão, eu simplesmente me sinto mal em escrever. Não consigo fazê-lo.

Solução: Essa é a mais complicada pois as soluções que uso sempre se provaram as mais ineficazes, mas são as únicas que encontrei. E ela é: Escrever. Outras coisas. Como esse blog, como estou escrevendo agora (agora, agora, não agora enquanto você lê, pois aí obviamente já terei escrito, aí, tô até divagando, por que não consigo escrever a Jornada??) . Legendar vídeos também. Visitar diversos sites, ler e comentar. Qualquer coisa que me force continuar digitando e esperar que em algum ponto as palavras que digito terão haver com Vinicius, com Lunara, Luke, Jayhoff, e todos os outros personagens... Alguma hora irá dar certo, né?!

Um comentário:

  1. Bruna eu te respondi em meu blog, mais eu gostaria de te agradecer por ter passado lá e ter dado sua opiniao sobre o livro. E fica sussa que ja ta linkada e sendo seguida tá ? se vc puder me indicar para seus amigos pra me ajudar ficarei grata. Se cuida e vamos nos falamos. bjos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka