quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DPL e DPFL


Esses dias eu escrevi sobre meu bloqueio de escrita quanto ao livro que tô escrevendo, Jornada ao Destino, e perguntei do por quê de eu estar assim. Acho que descobri.


Eu estava cuidando dos meus livros, vendo se não tinha poeira e talz. Aí eu peguei o livro As Vantagens de Ser Invisível, o último livro pelo qual eu tive DPL.

Para quem não sabe, DPL (Depressão Pós Livro) é quando um livro acaba e você se sente triste por isso. Independente do fim, meio sem entender, você está triste porque acabou, sente-se abandonada até.  Eu não tenho DPL muito facilmente. Geralmente apenas no fim de grandes sagas que eu fiquei por muito tempo e/ou amo demais seus personagens. Depressão pelo fim geralmente me vem em coisas que acompanho por mais tempo, geralmente séries. Mas tive essa tristeza com As Vantagens, por menor que ele seja, enfim, Vantagens não é o ponto desse post, mas sim o que ele me fez perceber.

Ao pegá-lo comecei a pensar nos livros que me causaram maior DPL. Saga Harry Potter, Saga PJ (até que o tio Rick Riordan lançou mais de Percy *-*), Os Miseráveis... Enfim, há outros. E então eu lembrei de um muito especial, aquele que só eu li. Aquele que escrevi. O primeiro e até agora único livro que escrevi tudo. O Ciclo. E me lembro como me senti ao escrever as palavras finais de forma circular:


Eu me senti mal, desolada até. Era aquilo, acabou? Todos esse tempo - quase um ano e meio - e agora acabou? Foi triste e, por mais que eu ame o Benjamim - personagem principal - e ame a história e a mensagem que tentei passar. O que sinto em relação a Jornada ao Destino é ainda maior. Pelo que ela representa quando foi apenas um projeto de um jogo. Por ser a primeira história que se passa num mundo de minha criação (digo, O Ciclo também se passa no "O Prato", um local na base da lua onde os terráqueos foram mandados para sobreviver, mas é diferente. Eu criei O Prato para O Ciclo, sendo que Jornada ao Destino que foi criada para Igne, grande diferença). E então percebi que estou sofrendo de DPFL- algo que veio na minha mente.


DPFL - Depressão Pré Final do Livro.

Ou seja, uma tristeza que bate quando você percebe que o livro está no fim. E eu já tive isso antes mesmo de inventar. Me lembro no fim do Harry Potter, uma disputa interna entre a vontade de ler e saber como iria acabar, e a vontade de ir devagar para que não acabasse nunca.

E, assim como aconteceu com HP (eu não estou me comprando com J.K Rowling, que fique claro!) está acontecendo com Jornada ao Destino.

Nós estamos juntos a menos tempo do que fiquei com O Ciclo, uns oito meses, não lembro ao certo (só vendo onde anotei o dia que comecei, faço isso com tudo que escrevo), e já escrevi e me devotei a essa Jornada mais do que a qualquer outra coisa (exceto a própria Igne, mas muita coisa vai surgindo conforme eu escrevo a Jornada, então...). E estou me sentindo mal por finalizá-la mesmo que eu mal possa esperar para fazê-lo.

É estranho, pois sei que ainda falta umas 60 páginas para acabar, talvez até mais. Mas acho que é por algo bobo. Quando eu comecei a escrever, como tem dois personagens, minha ideia era dividir em três partes - A primeira com a Lunara, a segunda com Vinicius, e a terceira entre os dois. Mas depois eu desisti de fazer isso e apenas fico trocando entre eles a cada capitulo. Entretanto... eu percebi... esse capítulo 22, intitulado Seis anos passam rápido (para ver como eu tenho a ideia tão acertada, eu já até nomeie o capítulo, coisa que só faço geralmente após escrevê-lo), seria o capitulo que, se eu tivesse dividido entre Inicio, Meio e Fim, esse seria o primeiro capitulo do fim. 
Só espero que a percepção disso me ajude a me impulsionar de novo. Escrever o que falta, ter minha DPL ao chegar ao fim e partir para uma nova jornada.

5 comentários:

  1. Amiga daqui a pouco no meu blog porque te indiquei pra fazer uma coisa...vc vai gostar muito, porque curti muito fazer.

    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha Linda eu já coloquei as minhas coisas aleatórias. Eu me esqueci. Pra você ver que hoje minha cabeça tá bem enrolada (risos) Mais obrigada por ter me dado um toque. bjos

    ResponderExcluir
  3. Ain gente eu fico nessa de depressão pós livros rs eu ultimamente ando lendo as séries quanto mais livros tiver na saga pra mim melhor kk ou então aqueles livros dicionários

    http://blogversoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir


  4. Estou fazendo uma postagem sobre alguns livros e gostaria muito de ter a sua opinião.

    Quando puder passe lá por favor, porque o máx de leitores que já leu ou vai ler vai ser de grande ajuda pra mim.

    Eu gostei muito dos seus posts até agora e tenho acompanhado tudo viu ?? =]

    Agora eu vou indo dormir, se não eu n levanto amanha hahahaha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Te indiquei pra uma tag 3 em 1 no meu blog, dá uma olhada lá!
    :)
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka