quarta-feira, 29 de maio de 2013

Relido: Harry Potter e o Cálice de Fogo (HP #4) - J.K. Rowling

― Compreender é o primeiro passo para aceitar, e somente aceitando (...) pode se recuperar. 

O Cálice de Fogo, é, para mim, um dos livros mais difíceis de ler da saga. É o que mais demoro, é o que mais evito.  Por quê? Porque ele me deixa nervosa.

Título Original: Harry Potter and the Goblet of Fire
Título: Harry Potter e o Cálice De Fogo
Subtítulo: --
Saga:Harry Potter, #3
Autor(a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 536
Sinopse:



Considero O Cálice de Fogo o livro da saga com mais adrenalina entre os sete. Todos tem uma dose bem elaborada desse fator, contudo no Cálice nós a temos em basicamente todo o livro, e não apenas em momentos chaves. Nesse livro eu fico completamente desesperada, juntamente de Harry, durante o torneio e, sem dúvida, um dos momentos que mais me abominam é logo antes dele fazer a primeira tarefa.

Eu tento ler mais lentamente, largo o livro, me deixo vagar por outras coisas, mas ainda assim esse livro berra para mim como um berrador ignorado. Do inicio ao fim esse livro me deixa nervosa, até mesmo meio desesperada, não importa quantas vezes leio, ainda me deixa tão nervosa, talvez até mais, do que da primeira vez.

― (...) seremos tão fortes quanto formos unidos e tão fracos quanto formos desunidos. 

E ainda assim, e talvez por causa disso, esse seja um excelente livro, apesar de eu evitá-lo. Na verdade considero que ele tenha apenas duas falhas necessárias mas que me irritam. A primeira é aquela velha lei dos vilões que tem de fazer um discurso por horas a fio para explicar todo seu intricado plano maquiavélico ao principal. O que não é algo ruim, contudo, como nesse livro nós temos DOIS planos maquiavélicos e intricados e eles são explicados quase um após o outro, acho que torna meio cansativo o final (especialmente por estarmos na euforia de ter acontecido o que aconteceu). Ainda assim sou apaixonada pela história do Bartô Crouch e uma das coisas que mais me irritam em todos os filmes HP é o fato da história não ter sido propriamente contada. O segundo ponto é que aqui nós temos mutias brigas entre o trio, especialmente entre Ron/Hermione, entendam que sou uma eterna shipper desse casal e simplesmente não entendo quem torce Harry/Hermione, mas que eles dois conseguem me estressar, ah, isso eles conseguem, e acho que é aqui que verdadeiramente começa.


― (...) as pessoas podem ser legais mesmo que as famílias delas não tenham sido (...) tão respeitáveis assim. Mas tem gente que não entende isso. Tem gente que sempre usa a família contra a pessoa... tem até gente que finge (...) em lugar de se levantar e dizer ‘eu sou o que sou e não me envergonho disso’. ‘Nunca se envergonhe (...) tem gente que vai usar isso contra você, mas não vale a pena se preocupar com eles.'


Considero O Cálice de Fogo simultaneamente um dos melhores e um dos piores (ou ao menos "menos melhor") livro da saga HP, sua adrenalina é excelente e é talvez um dos mais bem elaborados livros da saga (considerando apenas a si e não o que revisitaremos no futuro apesar de ser importantíssimo para a continuação da história), contudo a aflição e o nervosismo que ele me trás acabam estragando um pouco a apreciação que conta pontos negativos (ainda que sejam fatores positivos, se isso faz sentido)

Nota 4/5

  • A Rocco continua de parabéns, os erros de português são praticamente inexistentes.
  • Essa é a capa da saga que menos gosto. A parte de trás acho muito confusa, tem um excesso que não calhou bem. E a frente eu simplesmente acho estranho, acho que o Harry parece muito novo e o cabelo de Fleur é bastante esquisito.


Minha - velhinha - Edição (clique para aumentar):

6 comentários:

  1. Oie :)

    Amei você sendo sincera com a sua opinião, eu estou louco para ler a saga HP kkkkkk sim ainda não li !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li os livros da saga, mas adoro a história =D

    ResponderExcluir
  3. Já li, mas faz anos, acho que gostei! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu nunca li essa série e vc relendo haha Mas tô pretendendo ler esse ano ainda, vamos ver se consigo kkk

    beijos
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee..
    Até hoje nunca li Harry Potter, mas não tenho muita vontade, quero mesmo é ler Senhor dos Anéis..sou louca para ler.

    Deve demorar mesmo né..rs

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nem posso opinar muito pois nunca li Harry Potter, aliás li o primeiro, mas era tão pequena... Nem lembro mais... Pretendo ler um dia!

    Beijos querida


    Livros... Quero ler sempre

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka