segunda-feira, 8 de julho de 2013

Relido: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (HP #6) - J.K. Rowling

"E ele sentiu (...) que a música vinha de dentro e não de fora dele: era o seu próprio pesar que se transformava magicamente  em canto, escoava pelos jardins e entrava pelas janelas do castelo. "

Bruna Melo e a Primeira Vez que Chorou por um Livro

Título Original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Título: Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Subtítulo:--
Saga: Harry Potter, #6
Resenhas Anteriores da Saga: #5, #4, #3, #2, #1
Autor(a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 510
Sinopse:




Cada Harry Potter tem algo de especial, ao menos uma coisa que me marcou. O Príncipe Mestiço (NÃO EXISTE ENIGMA!) entra nessa lista por dois motivos. O primeiro é que, conheci HP pelos filmes, e ainda que não fosse fã deles, os acompanhava, quando comecei a ler A Pedra Filosofal (da primeira vez, claro) foi pouco depois do lançamento do quinto filme, portanto O Príncipe Mestiço foi o primeiro livro da saga que li sem a menor ideia do que iria acontecer.
O segundo motivo é que esse foi o primeiro livro que me fez chorar.

Considero o livro bastante curioso, o que vamos aprendendo nele é bastante interessante. Segredos enormes são revelados, e temos muito mais de Dumbledore.


"― A grandeza inspira a inveja, a inveja engendra o despeito, o despeito produz a mentira. "


Agora, antes desse livro eu gostava de Dumbledore, mas nunca foi algo demais. Achava-o um personagem legal, mas era só. Nesse livro nós nos aproximamos tão mais dele e, com os acontecimentos finais, nós vemos o que todo o mundo da magia via. Quão incrível Dumbledore realmente é.

Foram muitas lágrimas, e me mudou. Depois de ler esse livro, ficou mais fácil para mim chorar com coisas ficticiosas. Toda a sequência final, do segundo que Harry e Dumbledore saem de Hogwarts até o último capítulo, é algo desesperador e por muito tempo, assim como Harry, não consegui acreditar no que aconteceu.

Mas vejo que estou cometendo um erro, estou escrevendo sobre o que senti da primeira vez que o li e não dessa vez, porém, O Príncipe Mestiço é tal o livro que parece imutável, é verdade que dessa vez não chorei (tanto), mas assim como da primeira vez que li, assim como todas as outras vezes que reli, dessa também fiquei desesperada e sem crer.


"Era (...) a diferença entre ser arrastado para a arena para enfrentar uma luta mortal e entrar na arena de cabeça erguida. Algumas pessoas diriam, talvez, que a escolha era mínima mas (...) sabia (...) que aí  residia toda a diferença do mundo. "

Mas não é só de final que tem esse livro. Apesar de ele meio que eclipsar todo o resto, o livro é bem gostoso. E talvez o mais normal entre todos da saga. Onde Harry está mais um adolescente na escola do que um mago num castelo.

Não sei a exatamente ao que se deve esse fato, e não é algo negativo, talvez seja apenas uma amostra de como Harry Potter se torna/tornou uma parte tão grande de nossas vidas, onde as coisas que ali acontecem são coisas esperadas (ainda que muitas sejam inesperadas ao mesmo tempo) de acontecer. Há, ali, ao menos para mim, uma sensação maior de... normalidade. Não é um livro se passando num mundo fantástico, é um livro e um mundo fantásticos, mas tão reais quanto o nosso.

― (...) Matar não é tão fácil quanto creem os inocentes... 

Esse é o livro que nos coloca próximos a reta final, que nos dá quase todos os fatos ainda que, antes de ler o sétimo, muitas vezes não os notamos. E é também o livro onde o mundo de Harry Potter, se mescla ainda mais com o nosso próprio mundo.

Nota 4/5


  • Continua quase sem erros a edição.
  • Adoro a capa desse livro. Tanto a parte da frente quanto a de trás, acho esse verde muito bonito.
Minha Edição (clique para aumentar):

7 comentários:

  1. Posso te dizer uma coisa? Eu não te conheço pessoalmente, e não consigo imaginar você chorando ao ler HP, não sei bem o porque, mas quando li que você chorou me passou uma coisa tão bacana, sério.
    Adorei sua resenha, como sempre. Você não decepciona, sempre sincera.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Bruna! :)
    Essa resenha ficou super legal. Eu também estou com o projeto de reler os livros que já li do HP e terminar de ler o restante. Não sei se consigo fazer isso ainda este ano.
    Mas depois de ler sua resenha, fiquei com muita vontade de descobrir porque esse livro te emocionou ao ponto de você chorar. Ele deve ser muito bom, hein?

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie :)

    Nossa eu tenho que ler logo HP pois como fã quero desbravar o mundo que J.K criou nas páginas dos livros, enigma é o 3 filme da saga que mais gosto atrás de ordem da fênix e parte 2, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Nunca li HP, de verdade, mas eu jamais poderia imaginar que tivesse alguma cena para causar choro. Sério.
    Até pelo fato de ser pura ficção, muita coisa acontecendo, enfim... Fiquei mais curiosa pela história. Você falou bastante sobre como se sentiu, mas queria saber parte do que se passa para ter chorado desse jeito, rs.

    Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  5. O Bruna!!

    Passei pra conhecer seu blog, e te convidar para visitar o meu!!
    Estou te seguindo, se quiser retribuir ficarei feliz!!
    Muito legal seu blog!!!
    Bj
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, não consegui ver nem os filmes de HP, mas eu me interesso, é que é tanta coisa boa nesse mundo que não damos conta,rs
    Vou aproveitar pra te convidar pra conhecer o Livrices e participar de nosso primeiro sorteio, vou ficar muito feliz se você participar
    bjos e sucesso!
    https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/225236

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum livro do HP acredita? Mas tenho uma certa curiosidade... hehehe
    Lindo seu blog e já estou seguindo! ;)

    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka