quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cisne - Eleonor Hertzog


― (...) uma vida só é bem vivida se há nela coerência entre o que se acredita e o que se vive, e que acreditar em valores tais como verdade, honestidade e coragem de nada vale se essa crença não se torna ação concreta. Viver essa crença é o que dá ao ser humano seu sentido de honra e integridade.

Alguém diz a Eleonor que não se pode terminar um livro daquele jeito! Não pretendia comprar o segundo nesse ano, agora vou ter! Bem que falaram que eu ia me arrepender de só ter comprado o primeiro na Bienal...

Título Original: Cisne
Título Nacional: --
Subtítulo:--
Saga:Uma Geração. Todas as Decisões #1
Resenhas Anteriores da Saga:--
Autor(a): Eleonor Hertzog
Resenhas Anteriores do Autor:--
Editora: Dracaena
Páginas: 832
BookTrailer:

Sinopse


Cisne é um livro grande, e ele tem um certo jeito - que irei falar - que torna meio difícil em explicar a história. Mas irei tentar da melhor forma possível sem spoilers. O livro tem uma grande variedade de personagens, porém se foca na família de dez membros, os Melbourne. Os pais junto dos filhos (sendo que uma foi adotada recentemente) vivem no Cisne, um enorme barco. São pessoas notórias e famosas, sendo os maiores biólogos da Terra. O livro se passar num futuro inexato (porém, por conta de algumas coisas que são ditas, acho seguro dizer que é mais de oito mil anos no futuro), ele não chega a ser futurístico, mas tem alguns elementos que não existem para nós. Enfim, na história em si nós vemos que a Terra está se preparando para uma gigantesca mudança, pois duas coisas extremamente raras acontecem numa mesma geração, um grupo de jovens que parecem ter um grande futuro pela frente. Como começa o livro dizendo, a essa geração caberão todas as decisões.

― (...) “minhas palavras a mim pertencem e a mim voltarão quando ecoarem na rocha do teu caráter”


Sei que não foi uma explicação muito boa, mas é o máximo que consegui sem falar spoilers, e também pelo jeito dele. Sabe quando você lê um livro que é tão algo que você não consegue evitar pensar em como ele seria num filme? Eu não, porque não costumo gostar de adaptações, porém há livros que mereciam virar séries (e nessas eu acredito) Cisne é um desses. Não só pelo tamanho, mas por ele conter tantas histórias entre os mesmos personagens, ainda que, no saldo geral, seja tudo rodando a volta da mesma coisa, bem como uma série, cada episódio uma história mas sempre dando um jeito de voltar aquele ponto principal. E esse tipo de coisa realmente nos aproxima aos personagens, nos permite conhecê-los e apreciá-los, e, considerando o número de personagens da história (como eu disse ela se foca nos Melbourne e só aí já é dez, mas ainda há muitos outros em vários lugares que sempre aparecem por uma ou duas páginas entre os capítulos) é algo realmente impressionante de se fazer. Sinto que conheço razoavelmente bem pelo menos  80% dos personagens e não posso dizer isso de muitos outros livros que não foca em nem metade como esse.

― (...) não existe quieto demais, existe sempre silêncio de menos. 

Aliás, eu bato longas palmas a Eleonor, que escritora! Sua narrativa foi o que mais me encantou, não só por causa de como nos fez conhecer bem os personagens, de como é simples, porém instigante e muitas vezes engraçada, mas principalmente pela forma como ela tratou muitos dos segredos do livro. E, como muitas coisas que passo a adorar em livros, começou com algo que me irritava muito. De início o livro dá a impressão que você deveria estar familiarizado com aquele mundo, termos e coisas daquele futuro é falado abertamente sem explicações, mas então vemos a genialidade, porque a história em terceira pessoa parece estar contando a história daquele universo para aquele universo, como assim? Vou explicar da mesma forma que expliquei a um colega de escola. Estou eu e você conversando sobre Síndrome de Down, acho que a maioria das pessoas sabem o que é isso, estamos conversando sobre. Agora imagine que você e eu somos personagens de um livro, nosso mundo faz parte desse livro e está sendo lido por alguém cujo o mundo não existe essa doença, nem o termo, nada. Agora, normalmente nossa conversa daria um pause para o narrador onisciente explicar ao leitor o que é Síndrome de Down, em Cisne não há essa pausa, porém, pelo contexto do que nós estamos conversando, eventualmente a pessoa irá entender o que é a Síndrome. Isso foi algo impressionante no livro, porque acaba trazendo enormes surpresas para nós, que os personagens agem com uma naturalidade tremenda porque lhe é natural, conhecido, banal até, e permite uma dinamismo, uma velocidade a história, que só eleva o conceito dela.

Por fim, posso dizer que adorei o livro, meu único problema mesmo com ele é que, em algumas vezes, em conversas com múltiplos personagens fica um pouquinho complicado de seguir quem tá falando o quê, mas conforme vamos conhecendo-os, as vezes entendemos até pelo que tá falando. Foi um livro que li num tempo normal até, me fez pensar em algumas questões e que realmente entrou na minha cabeça, juro que aconteceu de, na segunda noite de leitura, após eu dormir, deram uma batida na minha porta e acordei pensando:"Droga, o Cisne bateu em algo" e voltei a dormir, só depois que acordei mesmo que me liguei no que tinha pensado e fique "Ahn?! O_O"

― Estes terráqueos são estranhos (...) Ouvem, mas não escutam. Parecem incapazes de compreender qualquer coisa fora da realidade deles. 

Enfim, recomendo muito.

Nota 4/5

  • Nenhum erro encontrado, parabéns! ^^
  • A capa é linda, amei mesmo. Especialmente por dar uma imagem dos Cisne muito boa, porque mesmo explicando, barcos é algo que não consigo imaginar mesmo, eu e barco não combina em nenhum jeito, mesmo literário,rs. 
  • O único problema mesmo é que achei é que é muito frágil a capa e contracapa. Já nas primeiras leituras ela amassou um pouquinho na ponta, e o plástico que fica nelas já apareceu ameaçando sair, talvez seja por causa do tamanho do livro, não sei, de qualquer forma acho que deveriam ter feito algo mais resistente.
  • A quem for ler, realmente recomendo não ler a contracapa, nunca o faço, apenas depois da leitura e fiquei feliz por isso, porque ali há um spoilerzinho entre as linhas, mas que é fácil de notar e, no livro, para mim foi uma surpresa.

Minha Edição autografada ^^ (clique para aumentar):

11 comentários:

  1. Oi Bruna. :)
    Muito boa sua resenha, adorei os detalhes que não foram spoilers, mas foram muito bem explicados.
    Ainda não li Cisne, mas tenho em minha estante e sou louca para começar logo. Ele é tão grande né kkkk acho que grande assim só li os livros do George Martin. :)
    Gostei das suas observações e não vou ler a contra capa kkkk
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna, gostei da sua resenha mas empaquei com o livro. Li mais de 500 páginas e depois parei, a leitura não rendia nada e eu não consegui me adaptar com milionésimos personagens mas um dia irei continuá-lo!

    Beijos.
    Morte Na Flip, sorteio.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha perfeita! Hoje peguei meu dia e li milhares de resenhas deste mesmo livro, e você é a ÚNICA que me fez entender perfeitamente o livro, e passar suas opiniões claras! Pretendo lê-lo brevemente, porém seu número de páginas me assusta um pouco, penso que estou pulando etapas pois sou, tipo "nova leitora", comecei a ler bastante este ano, mas enfim... pretendo lê-lo, tudo por conta da tua resenha <3

    http://palavras-digitadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bruna! Adorei!
    Eu sou muito suspeita para falar desse livro, ele é um dos meus preferidos e foi uma surpresa maravilhosa para mim este ano. Amo essa história.
    Sua resenha ficou ótima, e queria saber se posso divulga-la no nosso grupo do Cisne no facebook.

    Outra coisa, compre e leia "Linhagens", você vai saber que o "Cisne" foi só o começo... Tem muita coisa boa vindo por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos!

      Café com Leituras!
      http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Oi Bruna,
    amei ler cisne, e pelo visto você também curtiu a estória,
    mas mais do que amei ler linhagens, a continuação de cisne, é completamente incrível
    o livro é mais que perfeito

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A sua é a terceira resenha positiva que leio sobre esse livro.
    Não conhecia até então a autora e nem seu livro.
    Sua resenha ficou ma loucura, me deixou com coceiras afim de ler a história pois ela descreve bem o tipo de livro que eu adoro. Sei que quando puder comprá-lo vou devorar e adorar.
    Beijos
    Vivi

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/09/resenha-lenny-cyrus-o-supervirus-joe.html#more

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Gostei muito mesmo da sua abordagem, não sabia do que se tratava o livro, e me assusto ainda com o tamanho, mas fiquei por dentro e tirei as dúvidas que tinha, bem esclarecedor o review, me convenceu a ler HAHAHA.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Bruna pq vc sumiu? D:
    Você já terminou de ler esse livro!? '0' Gzuis...
    #espantado

    http://meucoracaonacaneta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua resenha! Todo mundo adora esse livro. Depois de ler a sua resenha fiquei mais louca ainda para ler, rsrs
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha. Eu li todinha pensando: cara, de onde essa autora veio? rs.
    Eu nunca tinha ouvido falar nem no livro e nem na autora. Eu fui na bienal, mas não vi nada dessa obra.
    Ele é meio grandinho, mas quando a gente gosta, lê tão rápido que nem percebe.
    Adorei a resenha, muito bem feita.
    Ah, Bruna... Eu e meu noivo estamos realizando um Book Tour do livro dele, caso tenha interesse em resenhar o livro, acesse o site e se inscreva: http://www.omundosobomeuolhar.com.br/

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka