sábado, 25 de janeiro de 2014

O Menino do Pijama Listrado - John Boyne


Título Original: The Boy in the Striped Pyjamas
Título Nacional: O Menino do Pijama Listrado
Subtítulo:--
Saga:--
Autor(a): John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 192
Lido até: Concluído
Sinopse 
O menino de pijama listrado conta a história de um menino de 9 anos chamado Bruno. Bruno vive em Berlin com seus pais e irmã, até que um dia se ver forçado a mudar com sua família para uma casa no meio do nada pois seu pai acaba de ser promovido ao posto de comandante. Na nova casa não há ninguém por perto exceto os soldados e as pessoas de pijamas listrados que vivem do outro lado de uma enorme cerca que o menino consegue ver pela janela do quarto. O livro acontece durante a época da segunda guerra mundial.

Estou tendo muita dificuldade com essa resenha, pois O Menino do Pijama Listrado não foi  nada do que eu esperava, aliás, esqueça essas últimas palavras, pois O Menino do Pijama Listrado foi nada. Ponto.

O que dizer? Eu ainda meio que estou esperando começar. Na orelha é dito que é difícil fazer uma sinopse sem dar spoiler, mas spoiler de quê? Provavelmente é porque a cosia que geralmente falam sobre o livro demora muito a acontecer e quando acontece não tem nada demais. Pouco aparece.

Nada é dito com clareza, meio que para mostrar o desentendimento de Bruno quanto o que está acontecendo no mundo (então tenha seu conhecimento sobre a segunda guerra mundial bem ligado ao ler o livro). O livro é em terceira pessoa, mas ainda mostra muito dos pensamentos de Bruno, o que é uma droga pois Bruno é um personagem chato, bobo, mimado e repetitivo. O livro peca muito em frases que já vimos antes, não é erro, não é palavra repetida, mas as expressões de Bruno, ele se repete mil vezes. Talvez como uma criança mesmo, mas isso acabou ficando enjoativo no livro.

A única coisa realmente positiva foi seu final, cerca de cinco páginas ou menos que criei várias teorias do que iria acontecer, mas jamais imaginei o que realmente iria acontecer e aquilo me fez ficar de olhos arregalados, totalmente surpresa. É até uma pena esse final ter estado num livro não ruim e tampouco bom, talvez simplório. Porque se tivesse sido uma história cativante, ou ao menos um personagem que nos importássemos, o desfecho arrancaria lágrimas. Ao invés, foi apenas uma grande surpresa.

Realmente não entendo a fama desse livro, e apesar de não ser ruim e ter tido um final ótimo, não recomendo, mas tampouco digo para não lê-lo. Digamos que, quanto a ele, eu sou a Suíça.

Nota 2/5

  • Errinhos bobos aqui e acolá
  • Até que gosto dessa capa simpleszinha, mas bem legal. Combinando bem a atmosfera simples do livro.

4 comentários:

  1. Muito gente já falou super bem desse livro... eu nunca li, só assisti o filme. Quero ler o livro ainda, eu gostei do filme então devo gostar do livro também hehehe
    Adorei a resenha! ;)

    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Comprei esse livro essa semana,
    Quando assisti o filme foi inevitável querer ler o livro, também já li muitos elogios a respeito do livro o que me estimulou a comprá-lo, apesar de não pretender lê-lo por agora...
    Sério que é tão chato assim o menino Bruno?? Desse ter sido difícil concluir a leitura.. Espero gostar pelo menos um pouquinho quando finalmente lê-lo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha opinição foi contrária a sua, eu adorei o livro, a visão singela do protagonista e o modo maravilhoso que o autor narrou um fato tão triste e horroroso! Adoro essa obra =).

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. caramba,que desanimador....

    Eu não li o livro,mas vi o filme e achei bem emocionante.... mas acho que leitura é coisa de momento e de identificação...

    eu ainda tenho vontade de ler,mas é uma pena que ele não tenha dito nada a você....


    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka