quinta-feira, 6 de março de 2014

Sagas de uma vez...


Eu sou uma pessoa que adora sagas, adoro ficar tempos e tempos com um mesmo personagem e quando o próximo ainda não lançou ficar naquela ansiedade, o dia do lançamento da capa, o dia que vai avisar o dia que vai sair lá fora, e aqui no Brasil, a  pré-venda e o dia que ele finalmente chega em suas mãos... Enfim, tudo isso eu acho uma experiência deliciosa e desesperadora até, mas um desesperador bom.

E, não poucas vezes, acabamos pegando uma saga que já está bastante avançada ou até já foi terminada e isso muitas vezes significa que a leremos todas de uma vez. Putz, e isso é um erro.


É claro, quando um livro de uma saga acaba, muitos tem aquele final que te faz: "Mas, porq, quê?, quan, como?' e que você sente que precisa do outro logo em mãos e é bem legal quando temos. Muitas vezes eu terminei um livro e a única pausa que fiz entre ele e o próximo foi fechá-lo e abrir o próximo. E apesar disso ter suas vantagens, descobri pela experiência isso se torna uma droga a longo prazo.

Eu descobri que, pelo menos eu, preciso de uma pausa entre livros da mesma saga, não necessariamente grande e nem mesmo de tempo, mas de livro, dois ou três livros de distância de um do outro. Por um motivo simples, dependendo da saga, fica muito difícil separar as histórias de X do livro Y. O que os acaba misturando.

Amo Rick Riordan, isso não é segredo e o conheci pela saga Percy Jackson e os Olimpianos e, apesar de eu lembrar da história bem, não faço ideia de qual acontece em qual livro e detalhes me fogem completamente. Porque essa foi uma saga que li daquele jeito ali do exemplo, terminei o primeiro (que li duas vezes na verdade, porque comprei ele, amei e comprei a saga toda com ele incluso de novo - promoção Sub, saiu mais barato, não me julguem! rs) e já fui pro segundo, do segundo pro terceiro e assim por diante. E apesar de eu lembrar que o que mais gostei foi A Maldição do Titã, não faço ideia do porquê. Porque, apesar das tramas eu lembrar bem, eu não faço ideia de onde aconteceu cada uma delas. É uma bagunça aqui na cabeça.

E isso já me aconteceu com outras sagas. No artigo de sagas que se desgastam, falei que não lembro dos livros bem da saga House of Night, e apesar de ser muito pelo que ela se tornou, também não posso negar que o fato de eu ter lido um atrás do outro atrapalha muito.

É ótimo quando um livro tem um excelente fim que te faz desejar o próximo e se já pode ter o próximo, melhor ainda, mas acho que uma pausa entre eles é saudável. Há livros que são tão continuativos que tornam isso quase uma necessidade para que você saiba qual é qual.

Ao menos comigo é assim. E vocês? Gostam de ler saga um livro após o outro ou também acham bom uma pausa entre eles? E se leem um atrás do outro, conseguem separar bem o livro um do dois e assim por diante ou tudo se mistura? Deixem aí nos comentários.

4 comentários:

  1. Concordo com você disse, mas eu ainda gosto muito de fazer isso :3 hahahah
    Eu também li PJ de ma vez só, mas quando não leio assim, tenho receio de esquecer :(

    Otávio Braga || bookolicos.com

    ResponderExcluir
  2. Também gosto de dar um tempo entre um livro e outro da mesma saga,
    geralmente quando leio de forma corrida um atrás do outro não importa o quanto a história seja boa eu acabo cansando e me sentindo estafada a história perde o brilho inicial, então eu prefiro intercalar as leituras.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Só li uma saga seguida que foi Beatiful Creatures, não me cansou, mas acho legal ler outras coisas no meio para não ficar com tédio de está por muito tempo em uma só história, ambiente, cenário. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu sou louca por séries e sagas e trilogias, qual seja o nome apropriado. Como você disse, eu também adoro passar tempos com os mesmos personagens e seus dramas e aventuras. Mas eu sou " de veneta", como dizia a minha avô. Tem séries que eu preciso de tempo entre um livro e outro, outras eu já devoro todos de uma vez e se não tenho tudo comprado fico louca e obcecada até ter em mãos as continuações para ler.
    Amei a matéria, muito válida e interessante nesse mundo em que editoras e escritoras querem nos falir com tantas continuações :)

    Beijocas, Vivi.
    RR

    ResponderExcluir

Deixe um comentário dando sua opinião. Se concorda ou não. Se lhe inspirou ou deixe uma sugestão.

Todos os comentários são bem-vindos, desde que não sejam ofensivos (não confundir com críticas, que, além de bem-vindas, são incentivadas)

Ah, e não esqueçam de deixar o link do seu blog (se houver) retribuo todas as visitas e comentário o mais cedo possível ^^

Mas antes de comentar, lembrem-se:
"Não existe opinião certa. Existem certas opiniões. Seja livre e escolha a sua" Arthur Hisoka